CPA - Legislação

A existência da CPA na FAFICH cumpre a Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e o seu objetivo é promover a melhoria da qualidade da educação superior por meio do processo de Avaliação Institucional como instrumento norteador das ações e transformações necessárias ao pleno desenvolvimento da Instituição.

Composição

Rogério Henrique Ohhira (Presidente).

Anne Kelly Aparecida de Souza (Docente).

Valdirene Maria de Sousa Santos (Servidora).

Hélvia Rodrigues da Silva (Servidora).

Luiz Eduardo Moreira Marques (Discente).

Wesley Ferreira Nunes (Sociedade Civil).

Avaliação Institucional

O processo de avaliação institucional da FAFICH é de responsabilidade da Comissão Própria de Avaliação, sendo uma prática das rotinas pedagógico-organizacionais e percebida como essencial para ajudar o desenvolvimento e crescimento da instituição; uma vez que contribui efetivamente na construção de indicadores para a sua consolidação como uma das mais importantes instituições de ensino superior do sul do Estado de Goiás.

O processo de avaliação institucional iniciou-se no ano de 2008. Àquela época uma novidade para a FAFICH que, por determinação legal, havia a necessidade de se promover uma avaliação a partir do olhar da comunidade acadêmica acerca da instituição, devendo participar alunos, professores e funcionários administrativos e comunidade externa.

Naquele ano, o relatório final demonstrou as necessidades de melhoria na IES, indicando os desvios e deficiências institucionais e o que deveria ser feito para se tentar corrigir.

No ano de 2010, a FAFICH passou pela experiência de realizar a sua segunda avaliação institucional, quando foram aplicandos questionários informatizados, respondidos em terminais de computadores da própria IES, por meio de software que oferecia questões de múltipla escolha e, ao final, dava os resultados tabulados em porcentagens e gráficos, que ajudavam na análise dos resultados.

Os trabalhos da CPA em 2012 procurou, inicialmente, analisar os resultados da avaliação de 2010 e, diante das informações produzidas no seu relatório, tentar melhorar as questões que seriam direcionadas aos docentes, discente e servidores administrativos.

Em 2014, a CPA realizou nova coleta e análise dos resultados, utilizando nova estrutura tecnológica, contando com apoio dos laboratórios de Informática e dos de Práticas do curso de Administração e de Ciências Contábeis.