História

A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba (FAFICH) é uma instituição de ensino superior mantida pela Fundação de Ensino Superior de Goiatuba (FESG), jurisdicionada ao Sistema Estadual de Educação nos termos do Art. 17 da Lei Federal nº. 9.394/1996 com regras patrimoniais e financeiras estabelecidas pelo Art. 21 da Lei nº. 4.024/1961, vigente à época de sua criação. Assim, a FAFICH é credenciada e autorizada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) nos termos do Art.160 da Constituição Estadual e nos termos da Lei Complementar Estadual nº. 26/1998.

A FAFICH está recredenciada pelo CEE pelo Parecer CEE/CES nº. 11/2015 em Seção Extraordinária, tendo seu PDI renovado para o período de 2015 a 2019.

Com sede na cidade de Goiatuba e autonomia didático-pedagógica, a FAFICH, em 1989, passou a funcionar oferecendo dois cursos de graduação: o de Pedagogia, com habilitação em supervisão escolar de 1º e 2º graus e magistério das disciplinas de 2º grau, e o curso de Administração. Estes cursos foram reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação, respectivamente, em 21 de outubro de 1993, através da Portaria Ministerial nº 1.523, e em 4 de julho de 1997, por meio da Portaria Ministerial nº 786.

Em 2001, teve início o curso de Ciências Contábeis. A Faculdade, a partir de 2002, passou por um processo de expansão e reestruturação, tanto no aspecto físico-estrutural como no aspecto acadêmico-didático- pedagógico.

Além de investimentos em infraestrutura, no ano de 2002, a FAFICH reestruturou o curso de Pedagogia, passando a oferecer a habilitação em docência das séries iniciais do ensino fundamental e gestão escolar, conforme Resolução CEE n°248/2002. O curso de Administração também foi reestruturado visando oferecer opções diferenciadas segundo as necessidades da região e passou a oferecer cursos com habilitação em Gestão de Agronegócios e Gestão Ambiental.

Em 2003, passou a funcionar o curso de Educação Física e Letras. Em 2004, os cursos do Programa Especial de Formação inicial e continuada de Professores em Arte e Formação inicial e continuada de Professores em Arte e Educação, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras e Matemática.

Dando continuidade na sua política de expansão, o ano de 2005, foi implantado o curso de Direito e, a partir do ano 2007, o curso de Agronomia.

Em 2009 o curso de Enfermagem inicia suas atividades na IES e, posteriormente, foram implantados os cursos de Fisioterapia, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, nos anos de 2010, 2012 e 2013, respectivamente.

Em 2014 foi criado o curso de Engenharia Civil, atendendo uma grande procura regional, ampliando ainda mais as atividades da FAFICH e sua relevância para o favorecimento do desenvolvimento da região abrangida pela IES.

Ao longo dos seus 31 anos de existência, a FAFICH vem conquistando o reconhecimento social como importante instituição de ensino superior da região sul de Goiás, ao contribuir para a expansão da oferta de cursos de graduação que procuram atender às necessidades de demanda profissional nas áreas de Gestão, Educação, Ciências jurídicas, Biomédicas e Ciências

Agrárias.