Graduação Letras

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Apresentação Coordenador(a)    O Curso Objetivo Matriz Curricular Nominata Resultados Público Alvo

Apresentação

LETRAS

Ato Autorizativo: Portaria 54/2003, de 14 de janeiro de 2003

Ato de Reconhecimento: Portaria 1.793/2008, de 06 de novembro de 2008

Objetivo do Curso: Possibilitar uma formação acadêmica ao futuro professor de língua portuguesa e literatura que lhe permita consorciar suas reflexões teóricas sobre a linguagem e a linguagem literária e o uso de tecnologias no ensino.

Vagas de Vestibular: 100 vagas por ano

Turno: Noturno

Carga Horária Total: 2.820

Número de Períodos: 6

Quantidade de Professores: 7

Número Total de Alunos: 45

Coordenador(a)   

Prof.ª. Maria Aparecida Conti

Resumo de Curriculo:

Graduação em Letras Anglo-portuguesas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1973), Mestrado e Doutorado em Linguística e Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente em análise do discurso, ensino da língua materna, leitura, linguagem e literatura infantil.

Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do

Ato de nomeação na FAFICH: Falta ainda

O Curso

O curso de Licenciatura em Letras da FAFICH, iniciado no ano de 2003 e autorizado por meio do Parecer CEE nº86/2002 -, Resolução CEE 028, de 28 de fevereiro de 2003, é um curso sintonizado com as demandas locais para o exercício do magistério, bem como inserido socialmente nas comunidades circunvizinhas, haja vista que temos alunos provenientes de diversos municípios da região sul do Estado de Goiás.

O Curso de Letras habilita em Licenciatura Português e está legalmente estruturada na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei 9394/96), no que diz respeito aos aspectos gerais, e na resolução CNE/CP2/2002, bem como, na proposta de Diretrizes Curriculares elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação para a área de Letras.

Dentro do seio do curso é notória a concepção de uma formação humana, de forma holística, buscando um olhar amplo sobre o ensino/aprendizagem das linguagens que compõem nosso mundo. Neste sentido, a busca pelo desenvolvimento de ações que visem à contrapartida da IES para com a comunidade é uma preocupação constante, sendo que algumas ações foram desenvolvidas e outras estão sendo projetadas para que haja um intercâmbio maior entre as escolas do município e região com o curso de Letras na preparação profissional e melhoria do ensino.

Objetivo

Os objetivos propostos para o curso necessitam ser coerentes com o perfil dos formandos e contemplando, claramente, também as competências e habilidades específicas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Letras.

  • Domínio do uso da língua portuguesa nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
  • Reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
  • Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;
  • Preparação profissional, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho;
  • Percepção de diferentes contextos interculturais;
  • Utilização dos recursos da informática;
  • Domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;
  • Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino;
  • Fortalecer a articulação entre teoria e prática na consecução curricular;
  • Valorizar os estágios como forma de junção entre teoria e prática, bem como a pesquisa realizada de forma individual ou coletiva, e as atividades de extensão;
  • Incluir orientações para a condução de avaliações que, embora servindo à atribuição de valores aos estudantes, também sirva para orientação dos docentes a cerca do desenvolvimento das atividades didáticas.
  • Matriz Curricular

    DISCIPLINAS
    CH
    PCCC
    Créditos
    ***
    AACC
    Estágio Sup.
    1° semestre
    Língua Portuguesa I (fonética e fonologia) 66h 14h 4 - -
    Leitura e Produção Textual 66h 14h 4 -     -
    Teoria Literária I 66h 14h 4 - -
    Literatura Brasileira I 66h 14h 4 - -
    Linguística Geral I 66h 14h 4 - -
    Subtotal 330 h 70h 20  40 h 0
    2° semestre
    Língua Portuguesa II (morfologia) 66 h 14h 4 - -
    Teoria Literária II 66 h 14h 4 - -
    Literatura Brasileira II 66 h 14h 4 - -
    Linguística Geral II 66 h 14h 4 - -
    Metodologia do Trabalho Científico 66 h 14h 4 - -
     Subtotal 330 h 70h 20  40 h 0
               
    3° semestre
    Língua Portuguesa III (sintaxe) 66 h 14h 4 - -
    Literatura Portuguesa III 66 h 14h 4    
    Fundamentos Etimológicos da Língua Portuguesa 66 h 14h 4 - -
    Estudos de Variação e Mudança Linguística 66 h 14h 4 - -
    Literatura Infanto-juvenil 66 h 14h 4 - -
     Subtotal 330 70h 20  40 h 0
               
    4° semestre
    Língua Portuguesa IV (semântica) 66 h 14h 4    
    Literatura Brasileira IV 66 h 14h 4 - -
    Texto e Discurso 66 h 14h 4 - -
    Educação Inclusiva e Fundamentos em LIBRAS 66 h 14h 4    
    Tecnologia em Educação e Pesquisa 66 h 14h 4    
    Estágio Supervisionado I - Língua Portuguesa e Literatura (ensino básico) -   8 - 150 h
     Subtotal 330 70h 28  40 h 150 h
               
    5° semestre
    Língua Portuguesa V (estilística) 66 h 14h 4 - -
    Literatura Portuguesa I 66 h 14h 4 - -
    Estágio Supervisionado II Língua Portuguesa e Literatura (ensino médio)     8 - 150 h
    Filosofia, Educação e Sociedade 66 h 14h 4 - -
    Psicologia da Educação 66 h 14h 4 - -
    Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio 66 h 14h 4    
     Subtotal 330 70h 28  20 h 150 h
               
    6° semestre
    Língua Portuguesa VI (gramática histórica) 66 h 14h 4 - -
    Literatura Portuguesa II 66 h 14h 4    
    Políticas Públicas Educacionais 66 h 14h 4 - -
    Trabalho de Conclusão de Curso (orientação p o TCC) 66h 14h 4 - -
     Subtotal 264 h 56h 16  20 h -
               
    Carga horária total dos componentes curriculares 1914h 406h 132 200 h 300 h
             
    Carga horária total do curso: 2820 h - -             -

    Nominata

    Docente do curso

    Titulação

    Área de Conhecimento

    Regime de Trabalho

    Maria Aparecida Conti

    Doutora

    Linguística, letras e artes

    Dedicação exclusiva

    Estela Campos de Oliveira.

    Doutora

    Linguística, letras e artes

    20 horas

    Lézia Amorim Canêdo Gonçalves

    Mestrado

    Linguística, letras e artes

    40 horas

    Lúcia Helena Silva Daur

    Especialização

    Letras e artes

    40 horas

    Mauro José Gomes

    Especialização

    Psicologia

    40 horas

    Welthon Rodrigues Cunha

    Doutor

    Ciências humanas

    Dedicação exclusiva

    Vanderlan Rodrigues de Oliveira

    Especialização

    Educação

    40 horas

    Elza Maria do Socorro da Silva

    Mestrando

    Educação

    40 horas

    Resultados

    Aguardando publicação...

    Público Alvo

    O curso de Letras da FAFICH tem como público alvo:

    • Pessoas portadoras de diploma do Ensino Médio ou equivalente que apresentem interesse em desenvolver as competências requeridas para o ensino da língua portuguesa no Ensino Fundamental e Médio;
    • Profissionais que atuam em atividades na Educação, interessados em valorizar sua carreira, desde que comprovem a conclusão do Ensino Médio;
    • Pessoas portadoras de diploma de nível superior que queiram atualizar conhecimentos referentes ao funcionamento da Língua Portuguesa e de sua Literatura.

    A via de acesso ao curso é por vestibular presencial, presencial agendado, com a abertura de editais, transferências interna e externa, e como portador de diploma.