Graduação Pedagogia

Apresentação Coordenador(a) O Curso Objetivo Matriz Curricular Nominata Resultados Público Alvo

Apresentação

PEDAGOGIA

Ato Autorizativo: Decreto 96.776/1988, de 27 de setembro de 1988

Ato de Reconhecimento: Portaria 1.010/2014, de 24 de abril de 2014

Objetivo do Curso: Formar professores para exercer o magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Vagas de Vestibular: 100 vagas por ano
Turno: Noturno
Carga Horária Total: 3.200
Número de Períodos: 7
Quantidade de Professores: 14
Número Total de Alunos: 169

Coordenador(a)

Elis Maria de Sousa

Resumo de Curriculo: Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba. Especialista em Psicopedagogia, professora Coordenadora Pedagógica da Educação Básica na Escola Municipal Professora Irene Rosa Ferreira da Secretaria Municipal da Educação de Goiatuba – SEMEC. Experiência em Educação, com ênfase em Metodologia de Ensino, Metodologia da Pesquisa, Avaliação e Orientação de Projetos e Estágio Supervisionado. Professora titular da FAFICH e Coordenadora do curso de Pedagogia.

Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do

Ato de nomeação na FAFICH: Falta ainda

O Curso

O Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba - FAFICH foi implantado no ano de 1989, conforme a Portaria nº 1.523, de 21 de outubro de 1993 e publicado no Diário Oficial em 22 de outubro de 1993, e até a atualidade procura atender a demanda na formação de professores para atuarem nos anos iniciais da Educação Básica, na região Sul do Estado de Goiás.

A necessidade social e a demanda regional dos municípios circunvizinhos, bem como de Goiatuba, proporcionaram e fundamentaram o pedido de autorização para o curso.

Objetivo

O grande desafio na formação do pedagogo é a articulação entre o pensar teórico e prática transpor o que é determinado pela Lei de Diretrizes e Bases e pelas Novas Diretrizes Curriculares, que prevê formar profissionais que superem o domínio teórico-prático exigido pelo mercado de trabalho, enquanto agentes inovadores e transformadores da realidade sociocultural, inseridos e valorizados no mundo do trabalho.

O curso de Pedagogia da FAFICH assim objetiva formar professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e  outras áreas nas quais sejam previstos conteúdos pedagógicos.

Matriz Curricular

 

1º PERÍODO

Código

Disciplina

CR

CH

Total

CH

Teo

CH

Pra

Núcleo

Natureza

NC-01

Antropologia da Educação

2

40

40

-

NC

OBR

NC-02

Filosofia da Educação I

2

40

40

-

NC

OBR

NC-03

Fundamentos da Educação Infantil I

2

40

40

-

NC

OBR

NC-04

Fundamentos e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa nos anos Iniciais do Ensino Fundamental I

2

40

40

-

NC

OBR

NC-05

Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental I

2

40

40

-

NC

OBR

NC-06

História Geral da Educação

2

40

40

-

NC

OBR

NC-07

Metodologia da Pesquisa em Educação I

2

40

40

-

NC

OBR

NC-08

Psicologia da Educação I

2

40

40

-

NC

OBR

NC-09

Sociologia da Educação I

2

40

40

-

NC

OBR

NE-01

Tecnologia da Informação na Educação I

2

40

40

-

NE

OBR

 

TOTAL

20

400

400

-

 

 

2º PERÍODO

Código

Disciplina

CR

CH

Total

CH

Teo

CH

Pra

Núcleo

Natureza

NE-02

Didática e Formação de Professores I

2

40

40

-

NE

OBR

NC-10

Fundamentos da Educação Infantil II

2

40

40

-

NC

OBR

NC-11

Fundamentos e Metodologia do Ensino de Artes nos anos Iniciais do Ensino Fundamental I

2

40

40

-

NC

OBR

NC-12

Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências nos anos Iniciais do Ensino Fundamental I

2

40

40

-

NC

OBR

NC-13

Fundamentos e Metodologia do Ensino de História e Geografia nos anos Iniciais do Ensino Fundamental I

2

40

40

-

NC

OBR

NC-14

Fundamentos e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa nos anos Iniciais do Ensino Fundamental II

4

80

 

40

40

NC

OBR

NC-15

Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental II

4

80

 

40

40

NC

OBR

NC-16

História da Educação Brasileira

2

40

40

  -

NC

OBR

 

TOTAL

20

400

320

80

 

 

 

3º PERÍODO

Código

Disciplina

CR

CH Total

CH

Teo

CH

Pra

Núcleo

Natureza

NE-03

Didática e Formação de Professores II

2

40

40

-

NE

OBR

NC-17

Fundamentos e Metodologia do Ensino de Literatura Infanto-juvenil I

2

40

40

-

NC

OBR

NC-18

Fundamentos e Metodologia do Ensino de Artes nos anos Iniciais do Ensino Fundamental II

4

80

 

40

40

NC

OBR

NC-19

Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências nos anos Iniciais do Ensino Fundamental II

4

80

 

40

40

NC

OBR

NC-20

Fundamentos e Metodologia do Ensino de História e Geografia nos anos Iniciais do Ensino Fundamental II

4

80

 

40

40

NC

OBR

NE-04

Cultura Escolar e Currículo

4

80

80

-

NE

OBR

 

TOTAL

20

400

280

120

 

 

4º PERÍODO

Código

Disciplina

CR

CH Total

CH

Teo

CH

Pra

Núcleo

Natureza

NE-05

Estágio em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental I

7

140

 

80

60

NE

OBR

NC-21

Filosofia da Educação II

2

40

40

-

NC

OBR

NC-22

Fundamentos da Ética

2

40

40

-

NC

OBR

NC-23

Fundamentos e Metodologia do Ensino de Literatura Infanto-juvenil II

2

40

40

-

NC

OBR

NE-06

Fundamentos e Metodologia da Educação Especial I

2

40

40

  -

NE

OBR

NC-24

Psicologia da Educação II

2

40

40

-

NC

OBR

NE-07

Sexualidade Infantil

2

40

40

-

NE

OBR

NC-25

Sociologia da Educação II

2

40

40

-

NC

OBR

NE-08

Tecnologia da Informação na Educação II

2

40

40

-

NE

OBR

 

TOTAL

23

460

400

60

 

 

 

5º PERÍODO

Código

Disciplina

CR

CH Total

CH

Teo

CH

Pra

Núcleo

Natureza

NE-09

Avaliação Educacional

4

80

80

-

NE

OBR

NE-10

Biologia Educacional

4

80

80

-

NE

OBR

NC-26

Direito e Estrutura da Educação Básica

4

80

80

-

NC

OBR

NE-11

Estágio em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental II

7

140

 

80

60

NE

OBR

NE-12

Fundamentos e Metodologia da Educação Especial II

2

40

40

-

NE

OBR

NE-13

Introdução à Psicopedagogia

2

40

40

-

NE

OBR

 

TOTAL

23

460

400

60

 

 

6º PERÍODO

Código

Disciplina

CR

CH Total

CH

Teo

CH

Pra

Núcleo

Natureza

NE-14

Estágio em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental III

6

120

 

80

40

NE

OBR

NE-15

Fundamentos do Ensino Religioso

2

40

40

-

NE

OBR

NC-27

Fundamentos e Metodologia de Libras I

2

40

40

-

NC

OBR

NC-28

Metodologia da Pesquisa Educacional II

4

80

80

-

NC

OBR

NC-29

Organização do Trabalho Pedagógico

2

40

40

-

NC

OBR

NE-16

Pedagogia de Projetos I: interdisciplinaridade

4

80

40

40

NE

OBR

NC-30

Políticas Públicas Educacionais

4

80

80

-

NC

OBR

 

TOTAL

24

480

400

80

 

 

7º PERÍODO

Código

Disciplina

 

CR

CH Total

CH

Teo

CH

Pra

Núcleo

Natureza

NE-17

Ecopedagogia: Educação e Meio Ambiente

2

40

40

-

NE

OBR

NE-18

Educação de Jovens e Adultos

2

40

40

-

NE

OBR

NC-31

Fundamentos e Metodologia de Libras II

2

40

40

-

NC

OBR

NE-19

Gestão e Organização Escolar

4

80

80

-

NE

OBR

NE-20

Metodologia do Ensino Religioso

2

40

40

-

NE

OBR

NE-21

Pedagogia de Projetos II: transversalidade

4

80

40

40

NE

OBR

NE-22

Pedagogia e Ambientes não escolares

2

40

40

-

NE

OBR

NE-23

Trabalho de Conclusão de Curso

4

80

80

-

NE

OBR

 

TOTAL

22

440

400

40

 

Nominata

Docente do curso

Titulação

Área de Conhecimento

Regime de Trabalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resultados

RESULTADOS OBTIDOS EM AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS DO CURSO

Público Alvo

O curso de bacharelado de Engenharia Civil da FAFICH tem como público alvo:

  • Pessoas portadoras de diploma do Ensino Médio ou equivalente que apresentem interesse em desenvolver as competências requeridas para a contabilidade;
  • Profissionais que atuam em atividades da contabilidade, interessados em valorizar sua carreira, desde que comprovem a conclusão do Ensino Médio;
  • Pessoas portadoras de diploma de nível superior que queiram atualizar conhecimentos da contabilidade.

A via de acesso ao curso é por vestibular presencial, presencial agendado, com a abertura de editais, transferências interna e externa, e como portador de diploma.